Com show de Guilherme Henrique, Corinthians vence São Caetano e assume ponta no Paulista Sub-20
Na tarde deste sábado, o Corinthians protagonizou mais uma atuação sólida no Campeonato Paulista Sub-20. Jogando no estádio Anacleto Campanella, o Timão venceu o São Caetano pelo placar de 3 a 1, em confronto válido pela sétima rodada da competição estadual. Com o resultado, o time comandado por Danilo assumiu a liderança do grupo 12, ultrapassando justamente o adversário do dia.
Primeiro tempo movimentado e vantagem do Timão
O Corinthians iniciou a partida de maneira agressiva, buscando o ataque logo nos primeiros minutos. E a postura ofensiva foi premiada rapidamente. Aos seis minutos, Guilherme Henrique cobrou uma falta com precisão, acertando o canto direito do goleiro Adriano e abrindo o placar para a equipe alvinegra. Este foi o primeiro gol sofrido pelo São Caetano no torneio até então.
Após o gol, o Timão optou por adotar uma postura mais cautelosa, administrando a vantagem e apostando nos contra-ataques para ampliar o marcador. O São Caetano, por sua vez, cresceu na partida, dominando a posse de bola e criando oportunidades perigosas. Aos 22 minutos, Maykon quase empatou ao finalizar com perigo, mas a bola saiu pela linha de fundo.
A reta final da primeira etapa foi de forte pressão do time da casa. O goleiro Cadu brilhou em duas ocasiões, defendendo finalizações de Emanuel e Maurício. O Corinthians ainda chegou a marcar o segundo gol com Guilherme Henrique, mas a arbitragem anulou o lance por impedimento.
Um princípio de confusão aconteceu nos minutos finais do primeiro tempo, após disputa de bola entre Beto e João. No entanto, a situação foi rapidamente controlada e o intervalo chegou com o Timão na frente: 1 a 0.
Segundo tempo e a confirmação da vitória
O técnico Danilo promoveu uma alteração no intervalo, colocando Bahia no lugar de Thomas. A mudança surtiu efeito, e o Corinthians voltou mais ligado para a segunda etapa. Aos cinco minutos, após cobrança de falta de Dieguinho que explodiu na trave, Guilherme Henrique aproveitou o rebote e marcou seu segundo gol na partida.
O São Caetano tentou reagir, mas esbarrou na boa organização defensiva do Corinthians. Em um raro momento de sucesso ofensivo, aos 37 minutos, João aproveitou cobrança de falta e descontou para os donos da casa com um gol de cabeça.
A resposta do Timão foi imediata. Dois minutos depois, em nova jogada de bola parada, Guilherme Henrique cruzou para a área, Jhonatan desviou de cabeça e Renato apareceu para concluir e marcar o terceiro gol corinthiano, sacramentando a vitória.
Nos minutos finais, o Corinthians quase ampliou em contra-ataque puxado por Juninho, mas a defesa do São Caetano conseguiu evitar o quarto gol. Com a vitória, o Timão assumiu a liderança do grupo 12, com 16 pontos conquistados e um saldo de oito gols.
Escalações
Corinthians: Cadu; Pellegrin, Fernando Vera, Rafael Venâncio, Thomas (Bahia, depois Messias) e Victor Meer; Yago, Luiz Eduardo e Diego; Beto e Guilherme Henrique. No banco de reservas: Matheus Roger, Renato, Messias, Bahia, Kaio, Juninho, Leo Agostinho, Laércio e Jhonatan.
São Caetano: Adriano; Alla, João, Leandro e Maykon; Rafael, Kleverson e Robert Taylor; Gui, Emanuel e Maurício.
Agenda e situação no campeonato
Com a vitória, o Corinthians soma agora 16 pontos, o mesmo que o São Caetano, mas leva vantagem no saldo de gols — oito contra quatro. O grupo 12 ainda conta com as equipes do São Bernardo, Aster Itaquá, Juventus e Água Santa.
O próximo compromisso do Timão será na próxima quarta-feira, às 16h, na Fazendinha, onde enfrentará o Red Bull Bragantino pelo Campeonato Brasileiro Sub-20. Será mais uma oportunidade para o elenco mostrar sua força em duas competições simultâneas.
Ficha técnica
Competição: Campeonato Paulista Sub20
Local: Estádio Anacleto Campanela, São Caetano do Sul – SP
Data: 25 de maio de 2024 (sábado)
Horário: 15h (de Brasília)
Árbitro: Willer Fulgêncio Santos
Assistentes: Igor César Bertozzi e Welber Venâncio da Silva
Gols: Guilherme Henrique (2), Renato (Corinthians), João (São Caetano)
SÃO CAETANO: Adriano; Alla, João, Leandro e Maykon; Rafael, Kleverson e Robert Taylor; Gui, Emanuel e Maurício.
CORINTHIANS: Cadu; Pellegrin, Fernando Vera, Rafael Venâncio, Thomas e Victor Meer; Yago, Luiz Eduardo e Diego; Beto e Guilherme Henrique.