Em noite fria em Porto Alegre (RS), o Corinthians entra em campo pela 12ª rodada do Brasileirão 2025, onde enfrenta a equipe do Grêmio.
Com o objetivo de subir colocações, e claro, se afastar da área risco do rebaixamento o Coringão sobe a campo desfalcado de Yuri Alberto, Raniele e Gustavo Henrique ambos ainda no Departamento Médico. E também, sofre, com a ausência de Martínez, Carrillo e Depay liberados em decorrência das respectivas atuações na data FIFA.

As duas equipes possuem campanhas semelhantes, ambas ocupam a 11ª e 12ª colocação no campeonato com 15 pontos, divergindo somente no saldo de gols favorecendo o Corinthians na tabela.
Dentre o fator histórico, em duelos gerais temos 102 jogos com 35 vitórias Corinthianas, 31 empates e 36 derrotas. Pelo Brasileirão, temos 77jogos disputados, 27 vitórias, 20 empates e 30 derrotas.

O Corinthians começa a partida escalado com Hugo Souza, Matheuzinho, André Ramalho, Cacá, Angileri, Ryan, Maycon, Breno Bidon, Garro, Tales Magno, Héctor Hernandez. Os suplentes são Donelli, Félix Torres, Romero, Bidu, Kayke, Maná, Charles, Hugo, João Pedro, Bahia, Dieguinho e Igot Coronado.
A equipe adversária, escalada por Mano Menezes inicia a partida com Tiago Volpi, Wagner Leandro, Kannemann,Cristaldo, Dodi, Villasanti, BraithWhite, Marlon, Alysson, Gustavo Martins e Cristian Oliveira.

Primeiro Tempo
O Corinthians iniciou o jogo com a posse de bola, foi ao ataque no primeiro minuto de jogo em boa jogada Corinthiana que parou com o impedimento de Hector Hernandez
A equipe do Grêmio, em devolutiva, avançou ao ataque exigindo de Maycon boa antecipação. A equipe gaúcha permaneceu no campo ofensivo, nos minutos iniciais de jogo, em cruzamento Alysson desvia o escanteio mas a bola tira tinta da trave.
Aos 5 minutos a equipe visitante retomou a posse de bola mantendo a no meio ofensivo, em bom lançamento de Garro, Maycon recebeu pelo lado esquerdo foi interceptado pela defesa gremista que colocou a bola para escanteio.
Na sequência, Talles gira sobre s marcação e passa para Maycon que cruza na área, Hernandez bate mas para na defesa de Volpi. A equipe corinthiana segue com o domínio da bola, tentando avançar na marcação sulista.

O Corinthians avanca ao ataque com boa troca de passes, Maycon tabela com bidon e encontra Talles que mano a mano, chuta a direita e a bola delicadamente sai desviada. Na sequência, em nova jogada, Talles cabeceia tirando tinta da trave.
No contra golpe a equipe gremista, avança na marcação, Alysson carrega e bate de fora da área exigindo defesa do paredão corinthiano, Hugo Souza.
Aos 30 minutos, Alysson recebe da defesa, avança por Cacá, invade a área e encontra Braithwaite que finta a zaga e finaliza abrindo o placar do jogo.
É gol do Timão!! Aos 35′ Bidon pega o corte da zaga adversária na entrada da área, e chuta acertando o ângulo de Volpi, que nada pode fazer. GOLAÇO!
Com o gol corinthiano a Fiel incendeia as arquibancadas da Arena do Grêmio.
Fim de primeiro tempo, a equipe Corinthiana fez um bom primeiro tempo, saiu atrás do placar mas conseguiu em brilhante jogada e gol de Bidon igualar o marcador, o que trouxe tranquilidade na posse de bola e o domínio do jogo. Por mais dominio que tenha tido, a equipe de Dorival, não conseguiu ser efetiva nas jogadas ofensivas, fato esse que deve ser (esperamos) organizado e arrumado durante o intervalo pelo comandante. Nesse momento, o Timão atinge os 16 pontos e avança para a 10ª colocação geral.
Segundo Tempo
O Corinthians, retorna ao gramado para a segunda etapa com a mesma formação. O Timão inicia no ataque, em jogada Bidon encontra Hernandez que na devolução é interceptado pela defesa adversária.
Corinthians segue no comando da bola nesse segundo tempo, ainda sem perigo a meta do adversário.
Em falta a favor dos gaúchos, Braithwaite domina, a defesa corinthiana afasta na sobra Wagner chuta e no reflexo Hugo souza faz boa defesa
Na metade do segundo tempo, a equipe Corinthiana, tenta a todo custo avançar, por intermédio da troca de passes, e levar perigo ao gol de Volpi. Embora com domínio do meio de campo, a equipe gremista realizou por ora 8 finalizações contra 6 corinthiana.

Corinthians novamente retoma a posse, Magno recebe de Bidon, corta a zaga pelo meio e chuta ao gol. A bola é interceptada e vai a escanteio, na cobrança, Garro cruza, novamente a zaga afasta o risco de gol.
O Corinthians segue pressionando, a equipe gremista joga no contra ataque parando na defesa Corinthiana.
Aos 40′ Romero passa para Kayke que avança, encarando a defesa, arriscando de fora da área, a bola sobe mas oferta risco e preocupação ao goleiro do Grêmio. Na sequência, o adversário, trabalha a posse e ensaia uma pressão, sem grandes riscos, a meta corinthiana.

Final de partida na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, em partida equilibrada o Corinthians empata com a equipe do Grêmio, pelo placar 1-1. Garantindo 16 pontos na classificação, assumindo momentaneamente a 10ª posição.
Próximos Jogos
Em decorrência da paralisação do campeonato, o Corinthians retorna a campo somente após a parada, com datas a serem definidas encarando o Red Bull Bragantino na Neo Química Arena, o Ceará em Fortaleza e o São Paulo no Morumbi ambas partidas pelo Campeonato Brasileiro.
Ficha Técnica
Campeonato Brasileiro 2025
Arena do Grêmio
12.06.2025 – 20horas
12ª Rodada
Arbitragem: Davi de Oliveira Lacerda
Assistentes: Rodrigo Figueira Henrique Correa; Douglas Pagung
Var : Rodrigo D’Alonso Ferreira
Escalações:
Grêmio: Tiago Volpi, Wagner Leandro, Kannemann,Cristaldo(Riquelme), Dodi(Ronald) , Villasanti, BraithWhite(Andre) Marlon, Alysson(Amuzu), Gustavo Martins e Cristian Oliveira(Pavon). Técnico Mano Menezes
Corinthians: Hugo Souza, Matheuzinho, André Ramalho, Cacá, Angileri, Ryan, Maycon(Charles), Breno Bidon(Dieguinho), Garro, Tales Magno(Kayke), Héctor Hernandez(Romero). Técnico Dorival Junior
Cartões Amarelos: Breno Bidon, Cacá, André Ramalho(Corinthians),Villasanti, Dodi (Grêmio)
Cartões Vermelhos:
Gols: Braithwaite (Grêmio)
Público:20.465
Renda: R$1261.576.00