Luiz Fernando brilha, e Corinthians supera Rio Claro com autoridade no Paulistão Sub-20
Em mais uma exibição convincente pela disputa do Campeonato Paulista Sub-20, o Corinthians conquistou uma importante vitória fora de casa na tarde deste sábado. Atuando no Estádio Dr. Augusto Schmidt Filho, em Rio Claro, o Timãozinho venceu o time da casa por 2 a 0, com destaque absoluto para o atacante Luiz Fernando, autor dos dois gols da partida.
O resultado mantém a boa fase da equipe alvinegra na competição estadual e reforça a confiança no trabalho comandado pelo técnico Orlando Ribeiro, mesmo com a utilização de uma formação bastante modificada. A vitória também serviu para consolidar a equipe entre os líderes do Grupo 2 e reforçar a briga pela liderança, atualmente dividida com o Red Bull Bragantino.
Com 16 pontos conquistados, o Corinthians figura na vice-liderança da chave, com o mesmo número de pontos do time de Bragança Paulista, atrás apenas pelo critério de saldo de gols. A disputa, entretanto, continua aberta, uma vez que o Palmeiras, com 15 pontos, ainda entrará em campo nesta rodada e pode ultrapassar ambos.
Orlando Ribeiro, como havia antecipado durante a preparação, optou por preservar os titulares e testar novas peças do elenco. A escalação inicial teve Matheus Corrêa; Gabriel Caipira, Lucão, Lorenzo e Denner; Caraguá, Pedro Thomas e Guilherme Pires; Luiz Fernando, Rodrigão e Nicollas. No banco de reservas, ficaram à disposição Arthur Borghi, Ruan, Pellegrin, Gustavo Baiano, Vini Gomes, Luiz Eduardo, Robert Lipes, Kayque Dallaqua e Drude.
A equipe da casa, por sua vez, iniciou com Mateus; Império, Arthur, Ulrich, João Vitor, Giovane, Davi, Egydio, Romarinho, Matheus Dias e Luís Felipe.
Logo nos primeiros instantes da partida, o Corinthians mostrou que mesmo fora de casa, não abriria mão da posse de bola e do controle territorial. Logo no primeiro minuto, Luiz Fernando protagonizou uma bela jogada pela direita, cruzou rasteiro e encontrou Nicollas, que furou e desperdiçou a chance de abrir o marcador.
Pouco depois, a zaga do Rio Claro se atrapalhou numa saída de bola, e o goleiro Mateus acabou errando o tempo da jogada. Rodrigão tentou aproveitar, mas Giovane apareceu com providencial desarme. O time do interior reagiu em sequência, primeiro com Luís Felipe, que bateu cruzado e viu Lorenzo cortar. Na sobra, Romarinho finalizou, mas novamente Lorenzo evitou o gol, tirando em cima da linha.
Aos 24 minutos, o árbitro assinalou pênalti a favor do Corinthians após toque de mão de Arthur dentro da área. Luiz Fernando bateu com firmeza no canto esquerdo e abriu o placar para os visitantes. Cinco minutos depois, ele voltou a balançar as redes: após cruzamento de Nicollas e finalização de Caipira, o camisa 9 aproveitou o rebote para marcar de cabeça, ampliando a vantagem corinthiana.
Ainda na primeira etapa, o Corinthians teve dois gols anulados por impedimento. Em uma jogada de velocidade, Nicollas finalizou e a bola desviou em Kayque Dallaqua, que estava em posição irregular. Minutos depois, foi a vez de Rodrigão marcar, mas também em condição irregular, frustrando o terceiro gol alvinegro.
Nos acréscimos, Gabriel Caipira cobrou falta com categoria, obrigando Mateus a fazer grande defesa. No escanteio subsequente, Denner encontrou Kayque Dallaqua livre na área, que cabeceou no travessão.
Para o segundo tempo, o técnico Orlando Ribeiro realizou novas alterações: Gustavo Baiano, Pellegrin e Vini Gomes entraram nos lugares de Guilherme Pires, Caipira e Denner, respectivamente. A equipe teve dificuldades para manter o mesmo ritmo ofensivo, e o jogo ficou mais truncado.
O Rio Claro tentou reagir com as entradas de Guilherme e Felipe nas vagas de Império e Romarinho. A equipe melhorou e criou uma grande chance com Egydio, que conduziu da intermediária até a entrada da área e finalizou rente à trave.
O Corinthians respondeu com contra-ataque puxado por Kayque Dallaqua, que driblou dois defensores, mas finalizou por cima. Em seguida, Drude e Luiz Eduardo foram acionados para dar mais fôlego ao ataque, entrando nos lugares de Nicollas e Rodrigão.
A reta final da partida foi de pressão do time da casa. Em uma das principais oportunidades, Pedro apareceu livre na área, mas parou em uma defesa espetacular de Matheus Corrêa com o pé. Em outro lance, Giovane tentou finalização após desvio da zaga, mas errou o alvo.
Administrando o resultado com maturidade, o Corinthians trocou passes com tranquilidade nos minutos finais. Antes do apito derradeiro, Robert Lopes entrou no lugar de Luiz Fernando, que deixou o campo ovacionado pelos companheiros após mais uma atuação de destaque.
O triunfo fora de casa consolida o bom momento do Timãozinho no campeonato estadual e reafirma a profundidade de seu elenco, que mesmo com reservas em campo, conseguiu impor superioridade diante de um adversário tradicional no futebol de base.
Agora, as atenções se voltam para o próximo compromisso da equipe. Na quarta-feira, o Corinthians enfrentará o Flamengo no Estádio Luso-Brasileiro, às 21h30, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20. Será mais uma oportunidade para o técnico Orlando Ribeiro observar seus jovens talentos em um confronto de alto nível nacional.
A vitória não apenas reforça a confiança da torcida, como também mostra que o futuro do clube segue sendo construído com responsabilidade e competência nas categorias de base.
Ficha técnica do jogo
Competição: Campeonato Paulista de Futebol Sub-20
Local: Doutor Augusto Schmidt, Rio Claro, SP
Data: 07 de junho de 2025 (sábado)
Horário: 15h00 (de Brasília)
Árbitro: Vinicius Pinto Tonollo
Assistentes: Leandro Antonio Distassi e Matheus Oliveira da Silva
Gols: Luiz Fernando (duas vezes) (Corinthians)
Cartões amarelos: João Vitor, Matheus Dias e Carlos Roberto Lopes Bonifácio (Auxiliar técnico) (Rio Claro); Matheus Corrêa, Guilherme Pires, Rodrigão e Pellegrin (Corinthians)
RIO CLARO: Mateus; Império (Guilherme Cezar), Arthur (Edson), Ulrich, João Vitor, Giovane, Davi (Diego), Egydio, Romarinho (Fellipe Gabriel), Matheus Dias (Bruno) e Luís Felipe (Pedro Henrique).
Técnico: Ailton Amauri
CORINTHIANS: Matheus Corrêa; Caipira (Pellegrin), Lucão, Lorenzo, Denner (Gustavo Baiano), Caraguá, Guilherme Pires (Vinicius Gomes), Pedro Thomas (Kayque Dallaqua), Luiz Fernando (Robert), Rodrigão (Luiz Eduardo) e Nicollas (Drude).
Técnico: Orlando Ribeiro